Gestão e administração do condomínio

Para além das funções que lhe cabe nos termos de lei, nomeadamente das que expressamente se referem no Art.º 1436º do Código Civil, caberá ainda à Plano Horizontal, as seguintes funções:

  • Receção do Condomínio
  • Processos Administrativos, Financeiros e Contabilísticos
  • Gestão de Manutenção e Segurança
  • Gestão e controlo de prestação de serviços

Em detalhe:

  • Recolha e organização de documentação.
  • Ponto de situação dos processos pendentes e/ou desenvolvimento.
  • Planeamento dos processos a desenvolver pela Administração.
  • Constituição do condomínio e pedido de NIF (caso ainda não tenha sido realizado).
  • Abertura de conta bancária à ordem (ou poupança) em nome do Condomínio.
  • Elaboração do orçamento anual.
  • Envio de convocatórias para Assembleia de Condóminos.
  • Realização de Assembleia de Condóminos.
  • Redação de ata de Assembleia de Condóminos e envio de deliberações.
  • Execução das deliberações tomadas pela Assembleia de Condóminos.
  • Criação de mapa de quotas aprovadas para cada Condómino.
  • Envio de avisos de cobrança mensais, trimestralmente o envio do relatório informativo das atividades executadas e semestralmente envio do extrato da conta corrente com o condomínio.
  • Emissão de recibos.
  • Gestão de conta bancária e pagamento dos compromissos do Condomínio.
  • Gestão de cobranças e contencioso.
  • Controlo de existência de seguro multirriscos contra incêndios (exigido por Lei).
  • Criação de Regulamento de Condomínio.
  • Apresentação de orçamentos necessários para a manutenção ou beneficiação dos componentes pertencentes ao Condomínio.
  • Apresentação de listagem de despesas, quotas de Condóminos por liquidar, balanço de resultados anuais.
  • Representação do Condomínio junto de autoridades judiciais ou administrativas.
  • Criar Fundo de Reserva para cobrir possíveis despesas futuras e/ou extraordinárias.
  • Visitas periódicas ao edifício (de acordo com o desejado pelos condóminos) para substituição de lâmpadas, levantamento de correspondência, pagamentos da caixa do condomínio, etc.
  • Gestão de Manutenção Preventiva: limpeza, verificação de telhados, portas, molas hidráulicas (de porta), girândolas, chaminés, terraços comuns, claraboias, caleiras, grelhas de águas pluviais, limpeza de cisternas de água, automatismos, cancelas e portões, entre outros elementos comuns.
  • Gestão de Manutenção Corretiva: intercomunicadores, videoporteiros, rede elétrica e de iluminação, bombas de água, sistema de ventilação, entre outros elementos comuns.
  • Gestão de inspeções obrigatórias em equipamentos e sistemas de incêndio (exigido por Lei).
  • Gestão de inspeção de segurança ao edifício (exigido por Lei).
  • Gestão de inspeções a instalações de gás obrigatórias (exigido por Lei).
  • Gestão de inspeções a instalações elétricas dos edifícios (exigido por Lei).
  • Zelo pelo cumprimento do Regulamento de Condomínio.
  • Zelo pelo cumprimento das Regras de Segurança.
  • Alteração de titulares de contratos existentes para nome do Condomínio.
  • Controlo de contratos de serviços inerentes ao Condomínio: limpeza, jardinagem, eletricidade, água, manutenção de elevadores, manutenção de piscinas.
  • Celebração, renegociação, gestão e controlo de contratos existentes.
  • Seguro Multirriscos Condomínio
  • Departamento Jurídico de apoio ao Condomínio